31 de Agosto-Dia de São Domingos de Val

SÃO DOMINGOS DE VAL

PATRONO DOS ACÓLITOS E COROINHAS DA ESPANHA

Foi coroinha da Catedral de São Salvador de Zaragoza,Espanha, sendo vítima de um assassinato ritual de judeus no dia 31 de agosto de 1250. Tornou-se símbolo da perseguição dos judeus espanhóis aos cristãos.

Domingos era filho de Sancho de Val, notário, e Isabel. Aos sete anos foi enganado pelo judeu Albayuceto que, com outros companheiros, trataram de repetir a Paixão de Cristo e o crucificaram em uma parede com três cravos, de braços abertos. Após isso o decapitaram e cortaram os pés, escondendo o corpo nas margens do Rio Ebro. Uns pescadores, vendo luzes estranhas, avisaram às autoridades, que encontraram o corpo enterrado no local de onde saíam às luzes.

Os restos mortais do santo foram levados para a Igreja de São Gil e mais tarde para a catedral, onde existe a Capela de São Domingos de Val, local de veneração das relíquias.

Domingos foi canonizado e é considerado padroeiro dos Acólitos.

Também foi criada uma confraria de lavradores para celebrá-lo e comemorá-lo. A confraria foi renovada em 1496, ano em que os restos mortais do menino foram transladados da Capela de São Vicente para a sacristia. Mais tarde foram levados para a Capela do Espírito Santo, onde ficaram até 1671, ano de criação de sua própria capela, ainda hoje existente.

Festa: dia 31 de Agosto

Oração São Domingos de Val

Oh Deus, que concedeu a São Domingos de Val, mártir inocente, a recompensa da vida eterna: nós rezamos aqui apoiados por seus méritos e orações, Daí-nos a graça de merecer e desfrutar da felicidade eterna. Através de Cristo, nosso Senhor.

Felicitaciones a todos los acólitos y monaguillos de España

Feliz día del monaguillo español!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redes de Relacionamentos de Acólitos e Coroinhas

Widget Portal-do-Acólito